top of page

QUAIS SÃO SUAS VANTAGENS

Além da quilometragem percorrida e a velocidade, o tacógrafo também registra as horas trabalhadas pelo motorista, o tempo gasto nas paradas e intervalos, além da velocidade média do veículo durante o deslocamento.

Para a transportadora, usar o aparelho é importante porque permite conferir se o motorista está dirigindo acima do nível de velocidade ideal. Isso pode prevenir situações como:

- Acidentes de trabalho na direção;
- Multas de trânsito que o motorista possa levar;
- Danos à mercadoria transportada por velocidade excessiva;
- Maior gasto de gasolina pelo veículo, já que variações muito grandes de velocidades ou aceleração demasiada aumenta o gasto de combustível.
- Além da economia de dinheiro evitando os tópicos acima, também é possível identificar os motoristas que estão causando prejuízo à sua empresa e reconhecer os que fazem um bom trabalho. Ou seja, o tacógrafo pode até mesmo ajudar na seleção dos seus funcionários.

Já para os motoristas, usar o tacógrafo é interessante porque as informações gravadas podem ser usadas como provas de inocência em caso de acidentes no trânsito. Elas servem também para contestar multas indevidas por excesso de velocidade ou em processos trabalhistas abertos para indenização das horas excessivas de trabalho.

Ou seja, além de ser obrigatório, há ganhos de ambas as partes no uso do tacógrafo!

bottom of page